26 maio, 2008

Bureau de Criação - Pequenas Crônicas - Parte II

Só para situar os leitores, Cássio é um publicitário e Ricardo um advogado. Cássio e Ricardo como sempre, dividem o quarto e o beliche. Cássio na cama de cima, Ricardo na cama de baixo. São irmãos, vivem debaixo da saia da mãe. Ricardo é advogado de porta de cadeia e Cássio tem um bureau de criação composto de duas pessoas o que, na prática, significa que ele tem um dupla com cadastro de pessoa jurídica. O bureau de criação de Cássio, na prática, também não é muita coisa. Ele atende o telefone dizendo:

- “Bureau de Criação, bom dia”

quando na verdade ele está atendendo o telefone de casa mesmo. Dona Zita, mãe de Cássio, quando atende o telefone faz as vezes de uma suposta secretária, para dar mais pompa e credibilidade ao bureau. Seu Carlos, o pai, desempenha o papel de gerente administrativo e Ricardo simplesmente não atende o telefone.
A tática de Cássio, para dar mais glamour ao seu bureau e os clientes jurarem que eles são realmente muito ocupados, é deixar o telefone de casa fora do gancho e o celular desligado ou fora da área de corbertura.

- “ Ah seu Natércio, me desculpe, realmente estavamos em reunião por telefone com um cliente importantíssimo e meu sócio está em São Paulo. O senhor sabe né, com aquela fumaça fica difícil um celular pegar lá, é muita interferência.”

Outra técnica incrível que Cássio aplica é abusar da personalização no atendimento do cliente, quando na verdade ele o faz por não ter nenhuma estrutura para receber esse cliente. Um quarto com um beliche não é glamuroso.

- “Bom dia Zita, por favor ligue para o senhor Natércio e diga a ele que assim que pudermos marcar uma reunião, faço questão de ir onde ele estiver. Assim que ele responder, a senhora por favor transfira a ligação pro meu ramal.”

- Meu filho, venha tomar seu café da manhã e pare de ocupar a linha do telefone falando besteira.

4 comentários:

  1. h uEHueuehUEa
    muito bons carulina!!
    Mainha Zita é minha diretora de Criaçao.
    kkkkk

    parabéns pelo blog.
    melhor ainda, parabéns pelos textos:P

    ResponderEliminar
  2. olha, ja sabemos como e que vamos começar a tua agencia. ;)

    ResponderEliminar
  3. eu sempre quis ter um escritório em casa.. no início era apenas uma caixa de papelão aberta que fazia a "porta" do meu escritório de investigação que ficava entre o armário da minha mãe e a parede.. uma largura de uns 40cm, mas que só eu sabia que tinha uma passagem secreta ali.. a melhor parte era levar uma garrafa de água, um copo e ficar anotando planos mirabolantes no meu caderinho de pistas secretas.. fui então montar um escritório na porta de casa, eu estava no auge dos meus 8 ou 9 anos e vendia tudo que eu não queria mais, até descobrir que as pessoas também não queriam o que eu não queria mais, então fali.. depois eu tive um computador no quarto, mas ai já não tinha tanta imaginação para ter um escritório tão verídico quanto os anteriores, ai fiquei só conversando no mIRC a maior parte do tempo, o que não impedia que eu conquistasse uma boa conversa dizendo que era mais velha e que na verdade estava no meu escritório.. até que hoje estou casada, passo o dia trabalhando e estou comemorando pq finalmente vou ter um escritório em casa.. mas pq a gente vai ter um escritório em casa depois de passar o dia inteiro no escritório trabalhando?

    confuso..

    beijo fulô

    ResponderEliminar