26 junho, 2008

Os melhores textos não são felizes

Já quis escrever textos felizes, que fizessem as pessoas rir, mas o que tenho de palhaça na convivência, não o tenho na escrita. Isto por que só escrevo quando estou triste ou quando o assunto realmente se vê pertinente e inconvenientemente chato na minha cabeça. Contudo, sempre me pergunto: por que é tão difícil escrever textos felizes? E as perguntas continuam.

Mas de que valem os textos felizes? Os grandes textos, os grandes poemas e os grandes poetas não escreveram textos felizes. Os textos com aquele tempero de saudosismo e melancolia são aqueles que guardamos para sempre. Por que o ser humano tem um quê de derrotado e a derrota é tão mais vivida, mais sofrida e mais sentida que a alegria, que a vitória. O que seria da poesia sem a incerteza de Fernando Pessoa, sem a agonia profunda de Antero de Quental, sem o bucolismo de Alberto Caeiro? O que seria da prosa sem o desespero de Camilo Castelo Branco, sem o trágico e o infortúnio de Eça de Queiroz? O que seria o teatro sem o verbo rasgado e os conflitos humanos de Nelson Rodrigues? O que seria a arte sem Santa-Rita Pintor, Munch ou o desequilíbrio de Kokorska?
Seja qual for a narrativa, escrita, atuada, pintada ou esculpida, só é refinada, sublime, profunda, etérea e eterna, se for submersa nos maiores pesares do homem.

CRÉDITOS

A Fernando Pessoa e seus heterônimos.
A Antero de Quental e seu suicídio.
A Santa-Rita Pintor e seu suicídio.
A Mário de Sá Carneiro e seu suicídio.
A Camilo Castelo Branco e seu suicídio.
A todos os outros mestres da tristeza e do ócio.

1 comentário:

  1. Eu escrevi mais de 60 poesias na fase mais triste da minha vida, mas de tão tristes me desfiz de todas. E hoje sou muito feliz pra conseguir escrever poemas sobre o a tinta que pinta o papel, meu melhor amigo das mais tristes horas e etc. Mas acho que a tristeza de não ter mais minhas poesias talvez um dia me traga inspiração.

    "É melhor ser alegre que ser triste
    Alegria é a melhor coisa que existe
    É assim como a luz no coração
    Mas, pra fazer um samba com beleza
    É preciso um bocado de tristeza
    É preciso um bocado de tristeza
    Senão, não se faz um samba não."

    (Vinícius de Moraes)

    ResponderEliminar