04 março, 2009

Maria e a Prateleira

Um dia a mãe de Maria lhe disse: "parece que a minha vida está encostada numa prateleira, pegando poeira, enquanto espera ser vivida". Quando ouviu aquela frase, Maria olhou para ela com o pesar de quem não poderia, naquele momento, fazer nada que a ajudasse a mudar a sua vida e pior, se sentia culpada por uma parcela daquela vida parada. Sua mãe, tão jovem, nunca tinha vivido em função de si mesma, apenas em função daquilo que a vida tinha lhe oferecido. E era muito pouco. Mesmo assim, sua mãe agia com uma paciência de quem, ou é muito sábio, ou já tinha se conformado. O olhar de quem encosta a vida, é sempre virado para coisa nenhuma. Perdido.

Mas o caso não vem ao caso por causa da mãe de Maria apenas. Com o passar dos anos Maria vem percebendo que, não somente as semelhanças físicas as aproximam, mas uma incrível capacidade de sentirem a vida, as duas, da mesma forma. Sempre. São duas questionadoras incorrigíveis. Insatisfeitas inveteradas. Inconformadas com tudo, não por birra, mas por que lhes falta a serena capacidade de simplesmente aceitar. As coisas, para elas, não são como são, não são assim.

Com o passar dos anos também, Maria, tal como a sua mãe, sente que a sua vida está encostada numa prateleira, esperando ser vivida. Esperando um grande acontecimento que dure mais do que uma fotografia. Esperando as coisas acontecerem rapidamente, com uma urgência que aflige. Esperando coisas grandiosas, incríveis. Viagens, trabalhos, mudanças bruscas de rumo, um filho, um carro novo. Qualquer coisa que mexa com a sua rotina. Qualquer coisa que a faça perceber o quanto a vida mudou e o quanto vale a pena.

Mas a única coisa que Maria sente é que a vida continua encostada nos livros que ela ainda tem para ler. A cabeça está ausente. Maria não sofre por amor. Ama sem sofrer. Os dias são todos iguais. No final do mês o dinheiro nunca é dela. O carro continua quebrado. A vontade não existe. O otimismo continua não sendo o seu forte. As barrinhas de cereais nunca fazem parte da sua feira do mês. Maria não tem sobressaltos. Não faz planos, não cria expectativas, não vive nem o hoje nem o amanhã, por que sente que não vive. Ela não muda. Permanece muda. Os cd's permanecem mudos também, e os livros calados, e a poeira. Maria permanece leve, solta e alheia, pousada na prateleira.

2 comentários:

  1. já falta pouco para a irmã de Maria ficar mais "independente" e deixar que a mãe das duas deixe de vez a prateleira. Ela acha que é isso que falta pra Maria sair da prateleira também.

    Eu te amo mana

    ResponderEliminar
  2. Maria tem pressa de viver, mas não vive.
    Na vida de Maria os acontecimentos grandiosos acontecem todos os dias.
    Ela só percebe quando olha para trás, pq Maria vive procurando algo que já tem.

    Bjoca

    ResponderEliminar