27 novembro, 2012

com urgência

A maioria das mulheres é que desempenha esse papel. O esforço de criar um relacionamento e fazer com que ele dê certo e permaneça existindo. A porcentagem de homens que batalham todos os dias para manter "a casa" é infinitamente menor do que a de mulheres dispostas a fazer dessa, sua missão de vida. 

Investimos tempo, dedicação, horas de salão e calcinhas novas. Fingimos que não vemos uma porção de coisas, fazemos de conta que não sentimos falta daquelas baboseiras românticas, e que somos todas muito adultas, centradas e independentes. Colocamos de lado nossa carência para não incomodar o parceiro e raramente falamos abertamente dos planos que, secretamente, fazemos com eles. De casar, ter filhos e passar o resto da vida juntos. Jogamos para baixo do tapete todas as falhas do outro e junto vão também as ausências, a falta de palavras do pé do ouvido. Colocamos na balança o dobro do peso para as poucas alegrias, a metade da medida para as lágrimas que choramos.

Aplicamos uma visão "holística" do relacionamento que poderia facilmente ser confundida com um glaucoma. E com muita esperança sempre construimos coisas que, de fato, não existem. Somos criadas com a urgência de ser feliz para sempre. E isso é muito natural (e urgente) se levarmos em consideração que a natureza nos dotou de pouco tempo de procriação. É um "movimento" psicológico natural para a maioria das mulheres. Com essa urgência uterina construimos sonhos, amores profundos, expectativas. Com essa urgência queremos o maior amor do mundo, planejamos a casa e a família. Com essa urgência doamos tudo o que temos pensando que o outro anda no mesmo passo.

Com essa urgência o tempo passa e não sobra nada entre nós.

A parte mais difícil de desapegar não é do outro. É do que nós, mulheres, construimos sozinhas durante um relacionamento. Poucos homens compreendem quando uma mulher diz que "perdeu tempo" com um cara. É que nosso tempo tem outro valor, outro peso. É um investimento que nós fazemos. É o mesmo que colocar dinheiro na poupança e, em vez de render juros, você perder uma boa parte para o imposto de renda. A matemática é essa. Da perda. Se ao menos saíssemos de um relacionamento empatados...mas em geral perdemos o outro e tudo o que projetamos nele. E não é fácil passar anos e anos alimentando um sonho e depois ter que acordar.

E a coisa pode ficar muito pior se pensarmos que em breve outra pessoa terá a chance de fazer aquele mesmo investimento, no seu lugar. E que talvez essa pessoa consiga, de fato, um retorno e você fique apenas assistindo, de camarote, seu castelinho de cartas cair.

Ninguém tem como controlar o que o outro sente ou deixa de sentir, muito menos conseguimos dizer para nós mesmas "pare!". Também não controlamos a hora em que devemos abandonar o barco. Até que outro "investimento" sirva-nos de fôlego para recomeçar, a gente sempre se sente esvaziada, como se o coração fosse um par de bolsos furados, esperando alguém remendar.

30 comentários:

  1. Carol, você não podia ter acertado mais nesse texto. Tô até assustada. É exatamente isso, exatamente isso tudo que a gente sente.
    Culpa talvez dos filmes românticos e dos contos de fada? Não sei, mas é fato que sonhamos com o PARA SEMPRE. E, como diz o Chico, "para sempre é sempre por um triz...".
    Difícil para eles nos entenderem, mais difícil ainda para nós entendermos eles.
    Fiquei tocada, triste, aliviada, supresa, tudo isso com o seu texto.

    =*

    ResponderEliminar
  2. carol, uma vez minha prima fez uma declaração pro namorado no fb dizendo assim: "hoje eu entendo o por quê que eu nunca dava certo com ninguém". Isso me marcou e levo isso pro meu futuro. Talvez o investimento que fizemos foi errado como um negócio que a gente abre acreditando que vai nos tornar ricos mas o mercado não corresponde. A gente erra em escolher as pessoas erradas. O erro nos leva a uma outra percepção da ação e com isso a gente aprende, aprende tanto.

    Um dia a gente vai entender porque nunca deu certo com ninguém.
    bjo pequenininha :**

    ResponderEliminar
  3. Pra variar,você escreveu lindamente e traduziu exatamente o que muitas de nós sentimos..Beijo linda!

    ResponderEliminar
  4. Falicidade pra passar pro papel oq sente, parabéns. Amei o texto.!

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a Luisa! Leu meu coração tambem! Concordo com cada vírgula do que postastes!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  6. Pefeito texto, explica tudo claramente o que sentimos! Parabéns Carol!

    ResponderEliminar
  7. Oi Carol, o 'cara' que pode te preencher e não só remendar seus 'bolsos vazios', e sim te dar novos, é Jesus.
    O amor de Deus por nós é eterno e ele é fiel para nunca nos decepcionar...
    É o melhor "investimento" na vida... se entregue pra Ele, viva pra Ele e todas as outras coisas serão acrescentadas! (Lucas 12:31)

    com amor, gabi :)

    ResponderEliminar
  8. já pode chorar com esse texto? :~
    Tu vais ser tão, mais tão feliz por ter encontrado alguém que te complete de verdade, que vai agradecer lá na frente por ter passado por esse turbilhão de sentimentos que parecem tão errados, mas que farão todo o sentindo. É só mais um destes testes que a vida vai pregando com a gente, mas tu já mostrou que é forte e jajá isso é passado totalmente acabado :)

    ResponderEliminar
  9. O texto é lindo, lindo mesmo!
    E os bolsos hão de se preencher de amor próprio, ao ponto de não te sentires mais pela metade.
    Somos completas desde sempre, ao ponto de nos dividirmos para conseguirmos fazer tudo por todos, a doação faz parte da natureza feminina.
    Beijos
    Mamis

    ResponderEliminar
  10. Vim ao blog pra olhar o último post, mas esse me chamou mais a atenção. Depois de alguns amores adolescentes bobos mesmo eu me vi assim, cautelosa com tudo, sem acreditar em nada muito sério. Quando me vi num relacionamento demorei pra "decolar" nele de verdade. Depois de um tempo ainda me vejo assim em alguns momentos, mas sabe o que eu aprendi depois de muita "desconfiança" ? o que vale é a consciência tranquila e a mesmo que a gente sempre tenha mania de se doar bem mais que os homens, a gente sempre sai aprendendo mais de qlqr situação. Não adianta se for para aprender e passar por aquilo, nós vamos mesmo não tem jeito hehe!

    Mas, agora como vc já "sabe o futuro" acho que é bem isso, aproveite para olhar pra lados que você não iria se não soubesse, acho que é esse o caminho...

    acho que falei e não falei nda, mas é isso haha seus textos são ótimos.

    beijos

    ResponderEliminar
  11. O que mais admirei nesse texto, em especial, foi a riqueza de detalhes de quem parece ter sentido na pele a responsabilidade de ser mulher num relacionamento. É carregar o "dever" de ser de tudo um pouco. Bonita, interessante, equilibrada, conselheira, atraente ... Menos ciumenta, menos possessiva, com uma mente mais aberta ... E, algumas vezes, "perder" o tempo todo que levou para se tornar (ou se esforçar para se tornar) esse alguém. É duro, bem dizer. E pode ser que não seja tempo perdido.

    O válido acaba sendo o autoconhecimento. Enquanto, como você escreveu, o coração espera para ser remendado.

    Você escreve com emoção! Adorei!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Achei seu blog por acaso. Nesses momentos assim de ócio em que nos tornamos desbravadoras do mares da net. E convenhamos que pode ser um grande mar de bosta! Mas eis que encontro lucidez e profundidade e doçura e simplicidade e catarse à vista!! :D

    Gostei demais desse texto. Um grande,grande abraço.

    Ah,tbm tenho um blog...um tanto quanto amador e modesto,mas é tão meu que me sinto do direito de ficar prosa co ele. Se der e puder,passe la tbm: suavevenenopaty.blogspot.com

    ;)

    ResponderEliminar
  13. Sensacional seu texto!! Tudo o que eu adoraria colocar em prática, o desapego e não se esvaziar por conta do outro. E tentando manter o otimismo. Beijocas

    ResponderEliminar
  14. De uma sinceridade tão grande, mas tão grande!

    ResponderEliminar
  15. Carol, tenho um livro maravilhoso pra te indicar. Chama-se Amor Líquido. É de um sociólogo chamado Zygmunt Bauman. Ele faz uma análise profunda do tipo de relacionamento que desenvolvemos hoje. A facilidade de desconectar-se e conectar-se com outros parceiros, os laços frouxos que mantemos e que geram níveis de insegurança cada vez maiores, enfim, é uma baita obra. Nada de auto-ajuda, mas sim uma análise inteligente sobre o amor nos nossos tempos. Dá medo (rsrs), mas ao mesmo tempo traz luz sobre váaarias coisas. Tenho a versão em PDF. Se quiser, me mande um e-mail e te envio: carolmffraga@yahoo.com.br. Abraços!

    ResponderEliminar
  16. Sabe Carol, me peguei pensando no parágrafo que vc fala sobre o que nós investimos no relacionamento. Percebo que infelizmente não foi isso que eu fiz no meu casamento de 9 anos... Não deixei passar coisas bobas e queria o tempo todo corrigir o outro. Hj percebo que nesse sentido eu contribuí muito pra que eu perdesse meu amor... E o que vejo é exatamente o que vc disse em ter alguém provando do seu lugar. É dolorido. É muito dolorido... Tem mais de ano e não consigo fazer passar a dor da perda. Enfim, o que aprendi? A saber que é necessário fazer td diferente, pra um novo amor acontecer. Eu tenho trilhado um bom caminho nesse sentido. E engraçado, como a vida amorosa fica mais leve... Mesmo sabendo que aquele amor não volta mais. Espero que nós mulheres possamos aprender sempre com essas perdas, até que elas passem a significar aprendizado. Não queria realmente viver para sempre com esse sentimento. Um beijo.

    ResponderEliminar
  17. Encontre alguém que tenha os mesmos ideais, ou pelo menos muito parecidos e você não terá dores de cabeça. Melhor estar só do que perdendo tempo com a pessoa errada. Muitas mulheres se doam demais e depois não conseguem pegar de volta. É tão ofensivo dar seu corpo e alma a alguém não deu valor.

    ResponderEliminar
  18. Carol!!! Como assim eu te sigo no Small Fashion Diary e não sabia desse outro blog aqui??? Amo seus textos, você escreve muito bem. Adorei! Beijocas!

    ResponderEliminar
  19. Uma opinião masculina! É difícil para nós concretizar sonhos que não conhecemos, o diálogo é sempre indicado (se acabar, ao menos vocês não perderão seus sonhos). Homem que é homem gosta de carinho não de submissão, não há porque se anular. O bom relacionamento só existe quando os dois se tornam uma terceira pessoa melhor que cada um sozinho (casal, parceiros, cúmplices). E no fundo, quem decepciona não são as pessoas, somos nós mesmos, com as expectativas que criamos para o outro. Pensem nisso!

    ResponderEliminar
  20. Ola o texto é muito bonito mas feminino demais. Nós homens também fazemos um investimento quando estamo com alguém, normalmente pq acreditamos que esse relacionamento pode evoluir, pois a liberdade é algo muito valioso para nós. Também tentamos e quebramos a cabeça para fazer o relacionamento dar certo, a diferença é que o homem e a mulher sao completamente diferentes em seus valores e necessidades. Quando voce encontrar alguem que te ame de verdade a princial preocupação dessa pessoa vai ser te deixar feliz e se isso for recíproco não tem como não dar certo não existe lugar para as picuinhas. E é isso, tem sua diferença pq o Homem é muito mais prático e pragmático e a mulher muito mais profunda em conexões e em seu mundo romântico. Mas a verdade é que os dois têm s mesmas responsabilidades e os mesmos deveres para o relacionamento dar certo. Nõ somos nós os culpas, me desculpe.

    ResponderEliminar
  21. Ola o texto é muito bonito mas feminino demais. Nós homens também fazemos um investimento quando estamo com alguém, normalmente pq acreditamos que esse relacionamento pode evoluir, pois a liberdade é algo muito valioso para nós. Também tentamos e quebramos a cabeça para fazer o relacionamento dar certo, a diferença é que o homem e a mulher sao completamente diferentes em seus valores e necessidades. Quando voce encontrar alguem que te ame de verdade a princial preocupação dessa pessoa vai ser te deixar feliz e se isso for recíproco não tem como não dar certo não existe lugar para as picuinhas. E é isso, tem sua diferença pq o Homem é muito mais prático e pragmático e a mulher muito mais profunda em conexões e em seu mundo romântico. Mas a verdade é que os dois têm s mesmas responsabilidades e os mesmos deveres para o relacionamento dar certo. Nõ somos nós os culpas, me desculpe.

    ResponderEliminar
  22. Carol, sempre acompanho o teu outro blog, small fashion e não sabia deste blog aqui! Ameiii este blog tb e seu texto!! Adoro a maneira como vc escreve, dá a impressão de q seus leitores te conhecem pessoalmente!! Parabéns mesmo! Sucesso! Beijos Tereza

    ResponderEliminar
  23. Fantástico.
    Quem nunca se sentiu assim, que atire a primeira pedra.

    ResponderEliminar